quarta-feira, julho 04, 2007

Um General De Marketing Deve Conhecer As Regras


Para agir bem em qualquer jogo, primeiramente você tem de apren¬der as regras ou princípios que o regem. Em segundo lugar, você tem de esquecê-las. Isto é, tem de aprender a jogar sem pensar nas regras.
Esta é a regra, quer o jogo seja xadrez, golfe ou guerra de marketing. Atalhos não adiantam. Você deve começar por aprender as regras e depois praticá-las o suficiente para esquecê-las.
Um bom jogador de tênis não pensa em como segurar a ra¬queta ou das diferentes maneiras que pode impulsionar a bola para valorizar um ponto enquanto está jogando. Ele se concentra em jogar melhor que o oponente.
Um futuro general de marketing deveria aprender primeira¬mente os princípios da guerra de marketing e depois esquecê-los quando estiver no jogo. Um bom general não deveria perguntar conscientemente: "Que tipo de guerra estamos combatendo? E que princípios deveríamos estar usando?"
Os bons generais devem conhecer as regras tão bem, a ponto de esquecê-las e concentrar-se nos oponentes. Assim como os há¬bitos, as regras são aprendidas para serem esquecidas.
Hoje, o problema com marketing não é apenas a falta de regras. O maior problema é a falha completa em compreender que, antes de mais nada, uma pessoa deveria ter regras.
Para entender o problema, o pessoal de marketing precisa começar a examinar sistematicamente a história do marketing e formular os princípios estratégicos que regem os resultados das batalhas empresariais. Hoje, nada é tão importante quanto a estra¬tégia.
A estratégia e a oportunidade são o Himalaia. Tudo o mais é Catskills.
Referência Bibliografica: Marketing de Guerra, Al Ries & Jack Trout.

0 Commentários:

Postar um comentário

<< Home>