quinta-feira, julho 05, 2007

Cuidado com as "Coqueluches". Invista na Tendência.


A “coqueluche” é uma onda no oceano e a tendência é a maré. A “coqueluche” é bastante alardeada e a tendência é muito pouco alardeada.
Como a “coqueluche”, a onda é bem visível, mas sobe e desce com muita rapidez. Como a tendência, a maré é quase invisível, mas a longo prao é bastante forte.
A “coqueluche” é um fenômeno de curta duração que talvez seja proveitoso, mas não dura o tempo suficiente para beneficiar bastante a empresa. Além disso, a empresa tende a se equipar como se a “coqueluche” fosse uma tendência. A conseqüência é, muitas vezes, ficar atrapalhada com excesso de funcionários e instalações e redes de distribuição dispendiosas.
Quando a “coqueluche” desaparece, é comum a empresa sofrer profundo choque financeiro. O que aconteceu à Atari é exemplo disso.
E veja como a Coleco Industries lidou com as Cabbage Patch Kids. Essas bonecas toscas chegaram ao mercado em 1983 e começaram a decolar. A estratégia da Coleco foi extrair das bonecas tudo o que podia. Centenas de objetos ligados à Cabbage Patch inundaram as lojas de brinquedo. Canetas, lápis, caixas de lápis-cera, jogos, roupas.
Dois anos depois, a Coleco acumulou vendas de US$776 milhões e lucros de US$83 milhões. Aí as Cabbage Patch Kids afundaram. Em 1988, a Coleco requereu sua autofalência.
A Coleco morreu, mas as bonecas ainda vivem. Adquiridas pela Hasbro em 1989, a venda das Cabbage Patch Kids está sendo tratada de maneira conservadora. Estão se saindo muito bem.
Eis aí o paradoxo. Ao enfrentar um negócio que está crescendo de forma rápida, com todas as características de “coqueluche”, a melhor coisa a fazer é refrear a “coqueluche”. Com isso é possível prolongar a “coqueluche”, transformando-a em tendência.
Isso acontece na indústria de brinquedos. Alguns proprietários de brinquedos muito cotados querem pôr o nome do brinquedo em tudo. O resultado é o brinquedo passar a ser enorme “coqueluche”, fadada a sair de moda. Quando todo o mundo tem uma tartaruga ninja, ninguém mais a quer.
A tartaruga ninja é um bom exemplo de “coqueluche” que logo sai de moda porque o dono do conceito ficou ganancioso, ativando a “coqueluche”, em vez de contê-la.
Por outro lado, a boneca Barbie transformou-se em tendência. Quando a Barbie foi inventada, anos atrás, a boneca nunca foi comercializada com empenho em outras áreas. Por isso, transformou-se em tendência duradoura no ramo de brinquedos.
Os artistas de variedades mais bem-sucedidos são os que controlam suas apresentações. Não se mostram demais. Não estão em todos os lugares. Não desgastam sua boa acolhida.
O empresário de Elvis Presley, coronel Parker, fez uma tentativa deliberada de restringir o número de apresentações do rei. Assim, toda apresentação de Elvis era um acontecimento de grande impacto. O próprio Elvis contribuiu para essa estratégia, abusando das drogas e comprometendo suas apresentações futuras. A mesma coisa aconteceu com Marilyn Monroe e James Dean.
Esqueça as “coqueluches”. E quando aparecerem, procure refreá-las. Em marketing, a única coisa digna de participação é uma tendência duradoura.

Referência Bibliográfica: AS 22 CONSAGRADAS LEIS DO MARKETING , Al Ries & Jack Trout

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