sexta-feira, novembro 24, 2006

Sexo Vende!?


É evidente, que mensagens publicitárias que utilizam o apelo sexual despertam a atenção dos consumidores. Estas mensagens são estrategicamente construídas para estimularem a venda de produtos e serviços a um público adulto e, geralmente, contém ingredientes ligados ao humor, ao prazer, à estética e ao prestígio social,(Site do jornal Estado de São Paulo, 2005).
No caso brasileiro, desde o início da utilização da propaganda, na década de 40,as peças publicitárias já abordavam, mesmo que sutilmente, o tema.
As campanhas, contudo vêm sendo diversificadas e, é possível identificar campanhas que buscam fugir de um tom apelativo. A saída tem sido a utilização de uma nova simbologia, por parte da publicidade, para atrair consumidores que não mais se deixam levar pelos velhos “chavões” usados anteriormente.
No caso do apelo sexual, muitas vezes, nem mesmo é necessário utilizar palavras ligadas, explicitamente, à questão. Somente o uso de imagens é capaz de causar o efeito desejado, o que demonstra o poder que a peça publicitária tem de despertar os instintos humanos. Dessa forma, o uso do sexo, ou da conotação sexual,na publicidade é uma estratégia poderosa, utilizada para divulgar uma ampla gama de produtos e serviços, justamente devido ao fato da publicidade ter como objetivo seduzir o consumidor, enredando-o na proposta estabelecida.
Por: Gabriela Lozer - publicitaria

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