domingo, outubro 22, 2006

O Lado Oculto da Cor.


Não se brinca com a cor na publicidade. A cor é a primeira coisa a chegar no inconsciente do consumidor. Ela tem uma ação estimulante sobre os indivíduos e eficiência em reter a sua atenção.
Quando bem escolhidas e harmonizadas, as cores tornam mais aprazível, mais bela e, portando, mais atrativa a peça publicitária. E, com isso, prendem mais a vista do leitor no anuncio e dão prestigio à coisa anunciada.
Segundo Hepner existem diferentes associações de idéias ou estados de espírito provocados pelas cores.

VERMELHO: fogo, calor, excitação, força
ROSA: suavidade, frescor, fragrância
LARANJA: calor, ação, força, sabor
MARRON: riqueza, solidez, luxuria, desenvoltura
AMARELO: claridade, espontaneidade, esportividade, desenvoltura
AZUL-MARINHO: frio, formalismo, meditação
AZUL-CLARO: frescor, fragilidade, juventude
VERDE-ESCURO: doentio, barato
VERDE-CLARO: refrescante, novo, arejado
PURPURA: realeza, imponência, opulência
CINZA: maciez, docilidade, cautela
BRANCO: pureza, limpeza, castidade
PRETO: força, mistério, suspense, frieza

Referência: Armando.Propaganda:teoria,técnica e prática. São Paulo: Pioneira,1989

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