domingo, outubro 15, 2006

Cultura de Marca.


O esforço da publicidade na construção da imagem da marca na mente dos consumidores está presente em uma serie de suportes físicos e mídias diversas. Isso vai criando o que podemos chamar de “cultura de marca”. Estar exposto à marca estabelece um contato entre a marca e o consumidor. Quanto mais exposto à marca o consumidor estiver, mais ele formará conceitos positivos em relação a ela. Faith Popcorn, autora do “Relatório Popcorn”e do mais recente “Publico Alvo: Mulher”, fala sobre o caso em que a mãe utiliza determinada marca e a filha é exposta a ela desde a infância. Provavelmente a filha adotará aquela marca na vida adulta.
Uma marca de chocolate será avaliada quando a pessoa receber as informações e os estímulos provocados pela comunicação do produto, através das mídias. A promessa da publicidade será cumprida no momento em que a pessoa se deparar com o produto no supermercado, ou seja, no momento em que visualizar o design da embalagem. A empatia estará gerada e a compra daquela marca/produto pode ser efetivar.
A comunicação publicitária e o design da marca se tornam componentes fundamentais para construir marcas. Não podemos dissociar uma coisa da outra. A consistência e a efetivação desses componentes irão ajudar a marca a se efetivar na mente dos consumidores.
Isso implica esforço constante na preservação da integridade gráfica da marca para que ela esteja corretamente representada com as cores, dimensões, tipos de letras e fundos estabelecidos num projeto de design, seja uma peça publicitária, seja numa peça promocional ou num poste de rua, evitando assim distorções errônea por parte dos consumidores.
Muitas vezes, não é dada muita importância aos aspectos estéticos da marca. Quando se atenta para esse detalhe, a tendência é achar que isso é apenas uma preocupação que as grandes corporações devem ter, sendo que na verdade, qualquer empresa deve se preocupar com a apresentação da sua marca, pois todas as mídias e suportes onde a marca estiver presente são importantes para intensificar a experiência de marca, provocando a geração positiva de sua lembrança e seus valores.

Fonte: Design Gráfico. Ano 11 no 90.

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