quarta-feira, outubro 25, 2006

É Complicado Ser Simples.


Uma grande idéia é apresentada e o que mais choca a todos é como o conceito é simples. Como ninguém pensou nisso desta maneira até aquele dia. E mais. Toda grande idéia além de ser simples quando apresentada, continua simples para ser demonstrada, justificada, inclusive tecnicamente. Você não vai contar com o apoio das pessoas de imediato.
Por mais incrível que possa parecer, quando confrontadas com conceitos simples, mas baseados em uma abordagem fora dos padrões, as pessoas demoram muito mais a entender e a “comprar” sua idéia. As mentes conservadoras, que correm menos riscos e não enxergam outras possibilidades vão se sentir indignadas. Sentimentos de inveja costumam brotar em situações assim. E tudo o que você fez foi encontrar o que era preciso, que atendia às necessidades demandadas. Então qual é o benefício desta abordagem? Quando começarem a surgir os resultados da aplicação da idéia que você propôs. Os resultados é que fazem a diferença entre uma grande idéia apoiada com reservas e uma solução média aprovada pela média. Sem uma grande idéia nada se sustenta. Não por muito tempo.
E assim chegamos numa das grandes discussões do momento.
Existe mesmo uma crise de material criativo, original, em nosso meio?
Como ser original, em meio a tantos outros, com a mesma formação e informação, algumas vezes até mais que você? A grande verdade é que isso não conta em quase nada quando se trata de criatividade. O excesso de informação oculta o caminho para uma solução criativa, como folhas secas em uma trilha muita estreita. Diplomas viram papel de parede. Porque conhecimento adquirido apenas para acúmulo se torna como uma estante cheia de livros empoeirados que nunca vão ser lidos. Ser original é, antes de tudo, ser verdadeiro. Escrever, criar imagens em que você acredite que refletem o que realmente você pensa ser uma solução. O primeiro passo é este. Fazer o que você acredita e acreditar no que faz. Precisamos criar pontes(idéias que unam as pessoas), não muros (conceitos fechados em si).
Por: Ricardo Frugoli

0 Commentários:

Postar um comentário

<< Home>