domingo, outubro 15, 2006

Ao Futuro Publicitário

Quantas vezes você já ouvi a ladainha da propaganda que reza, entre outras grandes inverdades, que o publicitário é o sujeito que “faz”anúncios, o cara da criação? E mais: o blábláblá da propaganda quer que você acredite piamente que só existe o pessoal de criação da PDZ, da W/Brasil ou, quem sabe, de alguma outra agencia que possa estar em evidência no momento.
Se bobear, você será induzido a acreditar que o publicitário é aquele bom vivant que passa seus dias (in) úteis entre gente divertida e festas idem. Existem, de fato, alguns privilegiados que vivem mais ou menos assim, talvez um ou outro dono de agencia e mais uma meia dúzia de deslumbrados sem maiores perspectivas de futuro profissional.
Só que a maioria dos publicitários trabalha duro, sem dia nem hora para estar a disposição do cliente; uma maioria que não aparece nas colunas das publicações do ramo; uma esmagadora maioria dividida em um sem-numero de funções publicitárias tão divertida, gratificante e envolvente quanto a própria criação.
Muitos alunos quando descobrem o que há por trás de áreas como mídia, atendimento, planejamento, produção gráfica, produção eletrônica, etc., ficam simplesmente fascinados.
O chato desta historia é que o mercado publicitário por ato ou omissão, estimula uma idéia não verdadeira sobre as possibilidades profissionais dos futuros publicitários. Só se divulga o oba-oba. Profissionais, faculdades e imprensa especializada dão tamanha importância aos feitos dos caras da criação, que fica sempre aquela impressão de que o negocio da Propaganda é uma espécie de Olimpo onde só cabem alguns poucos deuses.
Grande bobagem. Há, hoje, no Brasil, cerca de 80 mil estudantes de comunicação, com espaço de trabalho em agencias, anunciantes, rádios, tvs de sinal aberto e por assinatura, jornais, revistas e fornecedores dos mais variados em todo o pais.
Também a medida que os anunciantes compreendem que investimento em comunicação é tão importante quanto a aquisição de um novo maquinário ou equivalente, mais e mais o mercado publicitário se abrirá para você, futuro publicitário, como o expert que irá gerenciar esses investimentos e o relacionamento da empresa com a agência e seu mercado especifico.
Você ainda acredita que só da para trabalhar na criação de grandes agências? Você ainda acha que só existem os departamentos de criação da W/Brasil e da PDZ?
Como qualquer marcado de trabalho, o da propaganda tem seus defeitos e virtudes, mas também tem espaço suficiente para quem sabe o que quer e se esforça em ser bom no que faz.
Mãos a obra e sucesso!

1 Commentários:

At segunda-feira, outubro 23, 2006, Anonymous Anônimo disse...

Pois é, ser publicitário é padecer no paraíso. Tudo na vida tem os dois lados da moeda, na publicidade não poderia ser diferente, sucesso é aliado a muito, mas muito esforço mesmo.
Adorei a matéria.

 

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