quinta-feira, outubro 19, 2006

Abaixo a Exclamação na Propaganda.


Eu particularmente sou contra o uso da exclamação na maioria dos textos na publicidade. Em minha agência anuncio com exclamação, quase nunca é apresentado para o cliente. Particularmente acho que a exclamação tira um pouco da firmeza da frase, resumindo, a deixa frouxa.
Encontrei entre algumas pesquisas um artigo que fala justamente sobre como a exclamação saiu de moda.


O ponto de exclamação fez muito sucesso nas décadas de 1930 a 1960. Naquele período, nem mesmo a propaganda, na qual a busca pela modernidade é sempre maior, escapava. Eram poucos os textos que não apareciam recheados deste potinho infame.
Hoje ele está fora de moda, perdeu o charme. Os grandes redatores não o usam, salvo em situações muito especiais, talvez por terem descoberto que existem outras maneiras de valorizar uma mensagem.
O uso deste sinal é sintomático. Ele aponta claramente para a fraqueza do texto. Na frase em que nada é original, ele exerce exatamente a função de muleta de uma informação que não se sustenta pela consistência das palavras, pela novidade da mensagem, algo parecido com o ato de explicar uma piada sem graça em que simplesmente damos uma risada amarela.
Todos sabem:os que não é bem isso que esperamos como reação do leitor. Como disse a professora Vilma Schatzer, “escrever bem é ser original, mesmo quando o que se diz é apenas o óbvio”. É assim, e não de ouro jeito, que se provoca o interesse e o prazer pela leitura.

Referência bibliográfica: Criatividade e redação: o que é, como se faz. São Paulo:Loyola,2000.

1 Commentários:

At quarta-feira, novembro 08, 2006, Anonymous Anônimo disse...

Legal o texo, a princípio achei bastante radical mas depois tentei enxergar o "outro" lado da moeda. Interessante, muito interessante, assim os nossos textos publicitários poderão ser mais firmes e sem uso de muletas (rsrsrs).

 

Postar um comentário

<< Home>